Descubra e se conecte com empresas dirigidas por cidadãos com dupla nacionalidade de Luxemburgo. Saiba mais.

Os argentinos-luxemburgueses

Atualizado: 9 de janeiro de 2024
Escrito por: Daniel Atz com Lauren Lowell

Em 31 de dezembro de 2023, 541 cidadãos luxemburgueses viviam na Argentina. Quem são esses argentinos-luxemburgueses? Explore este estudo interativo para descobrir.

Para ativar as legendas, pressione o botão play e, em seguida, o ícone CC. Para alterar o idioma, pressione o ícone de engrenagem e “Subtitles/CC” (Legendas/CC).

PONTO DE PARTIDA

Desde 2018, LuxCitizenship ha estado produciendo estudios de casos interactivos sobre los nuevos ciudadanos luxemburgueses con doble nacionalidad. Después del viaje de LuxCitizenship a Argentina para reunirse con la comunidad Argentino-Luxemburguesa 🇱🇺🇦🇷 en abril de 2023, nos vimos impulsados a ampliar nuestro estudio de caso sobre la 3ª comunidad de ciudadanos luxemburgueses con doble nacionalidad más grande de en las Américas.

En su primera edición, el estudio 2024 Argentinos-Luxemburgueses se basa en datos del Ministerio de Justicia de Luxemburgo, los Archivos Nacionales, Data.Public.Lu, CTIE, STATEC, y nuestro propio estudio de 124 ciudadanos Luxemburgueses con doble nacionalidad y 28 antepasados Luxemburgueses.
Creemos que ya es hora de empezar a conocer a esta población. Así que les pedimos que hablaran por sí mismos. A continuación, los resultados.

Group of Argentinian-Luxembourger dual citizens in front of grand historic building with Roman columns

Contexto

Em 2008, a nova Lei de Nacionalidade luxemburguesa introduziu o conceito de dupla nacionalidade em Luxemburgo. Desde então, milhares de pessoas obtiveram a dupla nacionalidade luxemburguesa por descendência.

ONDE PARAMOS

Em nosso estudo de antepassados, estabelecemos que entre nossos 124 cidadãos com dupla cidadania, somavam-se 28 antepasados luxemburgueses. A maioria desses antepassados veio de Luxemburgo no final do século XIX, e o maior grupo se estabeleceu em Benito Juárez, província de Buenos Aires.

Local de nascimento do ancestral luxemburguês

Local de residência

AGORA, CONHEÇAM OS SEUS DESCENDENTES

Cada um desses 28 ancestrais luxemburgueses constituiu sua própria família na Argentina. Hoje, seus 124 descendentes incluídos neste estudo abrangem uma ampla gama de dados demográficos e estilos de vida.

Idade do participante

18-19
6%
20-29
18%
30-39
18%
40-49
30%
50-59
9%
60+
7%

Gênero do participante

Gerações de distância do antepassado

1 Generation
5%
2 Generations
15%
3 Generations
48%
4 Generations
27%
5 Generations
5%

DE ONDE ELES SÃO?

Assim como seus ancestrais luxemburgueses, muitos dos entrevistados de nosso estudo chamam as províncias de Santa Fé e Buenos Aires de lar. 65.3% de todos os nossos entrevistados vivem somente nessas duas províncias, que foram o local de imigração de 57.1% dos antepassados que estudamos.

Província de nascimento do participante

Onde vivem hoje

MOBILIDADE – QUÃO “PRÓXIMOS DE CASA” ESTÃO OS ARGENTINO-LUXEMBURGUESES?

21.4% os entrevistados não moram mais na província onde residiam seus ancestrais luxemburgueses. Desses mesmos entrevistados, 25% também não moram na província onde nasceram.

Embora essa porcentagem seja comparável à dos brasileiros-luxemburgueses, ela é 1,9 vez menor do que a dos americanos-luxemburgueses. Em geral, essa é uma população moderadamente móvel.

Nascidos na mesma província onde viveram seus antepassados

Reside na mesma província onde viveram seus antepassados

Nasceu e reside na mesma província onde viveram seus antepassados

PARA ONDE ELES SE MUDARAM?

Apesar das raízes profundas que os argentino-luxemburgueses têm em regiões específicas da Argentina, alguns entrevistados se mudaram ao longo de suas vidas. A tendência mais comum que observamos é uma mudança das áreas rurais para as urbanas, especialmente Buenos Aires.

Para onde os participantes se mudaram desde que nasceram?

Participantes vivendo fora, por país

Embora a maioria dos entrevistados da nossa pesquisa argentino-luxemburguesa viva atualmente na Argentina, 16.9% dos entrevistados relataram ter vivido no exterior durante a vida.

SOBRE AS FAMÍLIAS

41.9% de todos os cidadãos argentinos-luxemburgueses com dupla nacionalidade são casados. Além disso, 58.9% de todos os entrevistados informaram que têm filhos. O maior grupo entre eles tem dois filhos, refletindo uma tendência demográfica comum na Argentina.

É casado?

Número de crianças

1 Criança
8%
2 Crianças
25%
3 Crianças
17%
+4 Crianças
8%

NÍVEL EDUCACIONAL

36,3% dos entrevistados indicaram que seu nível mais alto de educação foi o Ensino Médio. 56,5% de todos os entrevistados cursaram o Ensino Superior. Estes dados revelam uma população altamente educada entre os argentinos-luxemburgueses.

Nível de escolaridade

Pre-Secundaria
3%
Secundaria
38%
Educación Superior (Licenciatura)
51%
Graduado
8%
Maestría
3%
Doctorado
2%
Otro
3%

CARREIRA PROFISSIONAL

Assimo como os brasileiros-luxemburgueses, a maior porcentagem dos nossos entrevistados argentinos trabalha para o governo como funcionários públicos ou contratados. Por outro lado, muito menos argentinos-luxemburgueses relatam trabalhar no setor de saúde do que
seus primos americanos.

Dos nossos entrevistados da Argentina, 29,8% se recusaram a responder se estavam trabalhando atualmente ou qual era sua carreira profissional. Em comparação, apenas 20,5% no Brasil e 5,8% nos EUA se recusaram a responder a essa pergunta.

Em qual indústria trabalhou mais recentemente

Administración
10%
Servicios y comercio
7%
Energía y servicios públicos
4%
Construcción y bienes inmuebles
3%
Docencia
3%
Alimentación y agricultura
3%
Salud
3%
Servicios profesionales y de consultoría
2%
Consulting & Professional Services
2%
Moda y bienes de consumo
2%
Farmacéutica y tecnología médica
2%
Tecnología
3%
Periodismo
1%
Sin ánimo de lucro y religiosas
1%
Turismo
1%
Jubilado y desempleado
23%
Argentine-Luxembourg dual citizens in front of a booth at a conference
Você está pronto para saber mais sobre os argentinos-luxemburgueses?

Continue com a nossa pesquisa para saber mais sobre as motivações e os planos futuros dos dupla ciadadãos.